blog img

Atualmente, as empresas estão operando para garantir que os processos consigam acompanhar as evoluções da informática, a fim de se manterem competitivos nesse cenário.

Diante desse processo, as atividades que envolvem o digital precisam cumprir protocolos de segurança exigentes, tendo em vista os constantes ataques e falsificações de identidade no cenário web.

Nesse cenário, os certificados digitais fazem parte de uma gama de ferramentas, bem como protocolos que emergiram junto com a transformação digital.

Engana-se quem pensa que apenas o roubo de senhas é uma forma de pessoas mal intencionadas terem acesso a dispositivos e redes.

Na verdade, existem muitos GAPs na atual tecnologia que permitem a invasão. 

Por isso, toda a nova tecnologia introduzida no mercado, incluindo Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, Cloud e DevOps tentam de alguma maneira melhorar a identidade da máquina, para reduzir os riscos externos.

Nesse artigo, focaremos nos certificados digitais como artifício de proteção dos dados. 

Então, continue a leitura e descubra como essa tecnologia pode ser um importante aliado para o seu negócio. 

Os certificados digitais nesse cenário

No contexto virtual, as ameaças se tornaram cada vez mais sofisticadas, por isso, é necessário implementar meios de proteger os dispositivos da ação desses agentes. 

Em primeira instância, os usuários utilizam a chave SSH como um meio de identificação entre seu computador e um servidor utilizando a criptografia pública.

Entretanto, essa não é a única forma de identificação no mundo digital. Nesse cenário, os certificados digitais X.509 ou SSL/TLS são bastante eficientes para estabelecer confiança no ambiente digital.

Com eles, é possível ter a identificação e validação de sua legitimidade. Dessa forma, o usuário pode atestar a sua identidade por meio dessa certificação durante o acesso aos sistemas.

Gerenciamento dos certificados digitais 

Não basta somente adquirir um certificado digital e esquecer ele pensando que sua infraestrutura está protegida.

Na verdade, o gerenciamento dos certificados digitais se tornou uma tarefa bastante complexa para a equipe de TI, tendo em vista o volume da demanda.

Nesse caso, planilhas que antes eram feitas para controlar aspectos como quantidade, visibilidade e vencimentos, hoje já não funcionam mais tão bem.

Efeitos do mal gerenciamento de certificados digitais

O gerenciamento inadequado dos certificados digitais pode gerar uma série de problemas, como redução da segurança e indisponibilidade do sistema.  

Quando o responsável pela gestão dos certificados esquece de renovar um único certificado, o efeito disso pode ser desastroso.

Na verdade, é possível derrubar uma rede inteira, podendo afetar na continuidade de diversas operações dadas como críticas em uma corporação.

Sem dúvidas, o resultado é catastrófico para o negócio, visto que a organização pode perder receita, confiança dos clientes, bem como parceiros, além de comprometer a sua reputação.

A gestão com o senhasegura

De acordo com o Gartner, até 2022, empresas que aderirem a soluções de gestão dos certificados digitais podem ter 90% de problemas a menos nesse quesito, isto é, quando comparado com os métodos baseados em planilhas.

Além disso, a sua empresa pode fazer parte dessa fatia de empresas que sofrem menos com problemas nos certificados digitais com a ajuda do senhasegura.

As funcionalidades que o senhasegura Certificate Management oferece são totalmente adequadas para o controle do ciclo de vida de todos os certificados digitais da sua empresa.

Entre as atividades automatizadas do senhasegura, vale a pena destacar que a solução da senhasegura permite configurar a renovação periódica de forma automática.

Não somente, todos os certificados digitais são monitorados por relatórios e dashboards que permitem a visualização gráfica dos status de todos os certificados da empresa Dessa forma, evita-se a perda de vencimentos.Gostou das informações e ficou ainda mais curioso sobre a gestão dos Certificados Digitais? Leia o conteúdo completo acessando o e-book exclusivo do senhasegura.

 

Deixe uma resposta