blog img

A internet é uma excelente ferramenta de aprendizagem para as crianças. Através dela, é possível aprender coisas novas, se divertir, ter interações e desenvolver o intelecto. Entretanto, a web pode esconder diversos perigos. Por isso, é inevitável que os pais possam praticar formas de manter suas crianças seguras na internet.

Mas e aí, como será a melhor forma de orientar as crianças sobre a utilização consciente e segura, de forma saudável?

Não se preocupe, viemos te ajudar com isso! Nesse artigo, selecionamos algumas dicas de como ser criativo nesse momento.

Acompanhe a leitura! 

Seja aberto e tenha um bate papo com seu filho

 

Conversar pode não parecer algo novo, e de fato, somente dizer para o seu filho sobre o que ele não deve acessar é um grande clichê.

Se você quer ser realmente eficiente, entre no mundo deles e bata um papo mais aberto.

Para isso, esteja pronto para compreender sobre as perspectivas das crianças sobre o uso dos equipamentos eletrônicos e tente entender qual o nível de maturidade que o seu filho já tem.

A partir daí, alerte sobre os riscos e oportunidades que as novas tecnologias oferecem.

Independente do rumo que a conversa tome, o importante é ter um dialogo, onde ambas as partes possam explicitar os seus posicionamentos.

Não somente, isso permite uma maior aceitação do seu filho quando você solicitar o monitoramento do que eles estão fazendo no computador. 

Dê acesso a recursos próprios para a idade do seu filho

Precisamos parar de normalizar que a “internet é terra de ninguém” e que o acesso aos conteúdos deve ser ilimitado.

Essa falácia não deve se aplicar no contexto de crianças e adolescentes.

Dê tempo ao tempo e forneça para os seus filhos o acesso a conteúdos apropriados para a idade deles.

Então, busque instalar programas e games da faixa etária dos seus filhos, baixar aplicativos inteligentes e configurar a privacidade dos perfis das redes sociais.

Mostre sobre cibersegurança através de desenhos animados 

Indo para além do âmbito da conversa, outra maneira bastante criativa é apresentar os conceitos de cibersegurança, bem como o uso seguro da internet por meio dos desenhos animados.

Muitas vezes, a conversar não é o suficiente, e os pequenos se distraem e não absorvem muito bem tudo o que você pode estar tentando falar.

Por isso, optar com essa ferramenta poderá ajudar!

Instale firewalls, antivírus e filtros de conteúdos para manter suas crianças seguras na internet

Por fim e, não menos importante, para proteger os seus dispositivos digitais de conteúdos indevidos, você pode instalar firewalls e antivírus em todos os equipamentos.

Basicamente, os firewalls são uma barreira ou proteção contra os perigos que podem ficar escondidos em algum anuncio que o seu filho pode clicar.

Já os antivírus são programas projetados para evitar, pesquisar, detectar e remover vírus ou softwares mal-intencionados, como os malware.

Em conjunto com esses recursos, você pode adicionar filtros de conteúdo, que delimita as páginas que estarão disponíveis para seu filho.

Além disso, se você precisar de ajuda com softwares para proteger a sua rede, conte com a gente!

Nós da Security4IT temos um portfólio completo com soluções lideres em mercado! Então, entre em contato conosco! 

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Pois saiba que disponibilizamos muito mais no nosso blog para você, venha conferir! 

Deixe uma resposta